Tudo está conectado. Os últimos três anos apenas demonstraram o quão precisa é essa afirmação. As mudanças que as empresas apressaram em implementar durante as restrições da pandemia não desapareceram quando a vida voltou ao normal, e os efeitos das crises, tanto aqui como ao redor do mundo, servem como um lembrete constante de como todos estamos conectados.
A transformação digital surgiu como uma das principais prioridades, enquanto as empresas trabalham para atender às demandas em constante mudança dos consumidores e garantir que não serão pegas de surpresa pelo que vier a seguir. Mas, para alcançar a transformação digital, as organizações precisam escolher entre um número vertiginoso de técnicas e estratégias de integração de dados para conectar seus sistemas legados com as soluções nas quais dependem para o crescimento e inovação.
Este post examina algumas das técnicas e estratégias de integração de dados mais comuns, seus prós e contras, e como elas funcionam em diferentes casos de uso.
>> Agende uma demonstração personalizada com nossa equipe de especialistas e veja como o iPaaS da Digibee pode trazer eficiência para o seu negócio.
Benefícios da Integração de Dados
Sua organização realmente precisa de integração de dados? A resposta depende, claro, do seu modelo de negócios, mas provavelmente a resposta é sim. E mesmo que você não precise estritamente de integração, sua organização provavelmente pode se beneficiar disso. Aqui estão apenas alguns dos benefícios da integração de dados:
- Redução de custos – Muitas formas de integração de dados automatizam a transferência de dados entre sistemas, o que significa que você dedica menos recursos para mover dados manualmente.
- Melhoria da eficiência – A integração automatizada também facilita a carga de trabalho da sua equipe de TI e reduz o risco de erros.
- Maior integridade dos dados – As soluções de integração de dados geralmente possuem uma etapa de validação incorporada, permitindo que você tome decisões com confiança de que os dados são precisos.
- Capacidade de inovar – A integração permite conectar sistemas legados críticos para os negócios com soluções modernas, oferecendo a capacidade de aproveitar tendências e responder a demandas em mudança.
- Aumento da segurança – Tornar a gestão de permissões e o acesso aos dados simples e direto com integração.
5 Tipos Comuns de Integração de Dados
Existem cinco principais estratégias de integração de dados:
1. Integração Manual de Dados
Como o nome sugere, a integração manual de dados depende de código personalizado para limpar e conectar dados de diferentes fontes. Essa técnica de integração de dados é trabalhosa. Cada tarefa relacionada à integração, desde a conversão para o formato correto até a exibição no sistema apropriado, é feita manualmente por um desenvolvedor qualificado.
PRÓS
- Exige manutenção mínima após a implementação
- Os custos contínuos são mais baixos do que outras abordagens
CONTRAS
- Não pode ser implementado sem a expertise interna para criar cada conexão
- Os processos manuais aumentam o risco de erro
- Não escala bem, a menos que você tenha uma equipe dedicada que possa acompanhar a demanda por novas conexões
- Não pode suportar uso em tempo real
A integração manual de dados funciona para projetos pontuais em empresas que não enfrentam escassez de expertise em TI, mas existem candidatos melhores para projetos de transformação digital.
2. Integração de Aplicações
A integração de aplicações, às vezes chamada de integração baseada em aplicação, usa ferramentas de software automatizadas para coletar dados de várias fontes, convertê-los para o formato adequado e enviá-los para seu destino. Este tipo de integração de dados frequentemente conta com ferramentas de código aberto e conexões pré-configuradas.
PRÓS
- Ferramentas totalmente automatizadas exigem menos recursos internos para usar e manter
- Oferece transferência de dados sem interrupções entre uma ampla variedade de fontes
CONTRAS
- Exige expertise técnica para ser implantado
- A falta de padronização pode fazer com que serviços que utilizam essa técnica entreguem resultados inconsistentes
- Algum risco para a integridade dos dados à medida que eles transitam entre os sistemas
Se sua organização está procurando uma forma de integrar uma quantidade limitada de dados de um número limitado de fontes, a integração de aplicações pode ser a estratégia certa para você. Os esforços de transformação digital da empresa podem exceder as capacidades desse tipo de integração de dados.
3. Integração de Acesso Uniforme a Dados
A virtualização de dados é a chave para essa técnica de integração de dados. Essa estratégia envolve a criação de versões virtuais dos dados de integração que os usuários podem pesquisar e analisar sem remover os dados centrais de seu local seguro.
PRÓS
- Suporta uso e análise de dados em tempo real
- Redução de custos de armazenamento, pois os dados permanecem em um único local
CONTRAS
- Apenas adequado para tipos semelhantes de dados de integração
- Demasiados pedidos podem sobrecarregar o sistema e levar a falhas
- Acessar dados de múltiplos pontos simultaneamente pode comprometer a integridade
A integração de acesso uniforme a dados é uma solução poderosa para organizações que buscam economizar nos custos de armazenamento de dados em seu processo de integração, desde que a demanda não aumente.
4. Integração de Armazenamento Comum
Este método de integração de dados, também conhecido como data warehousing (armazenamento de dados), consolida dados de várias fontes em um sistema completamente novo projetado para transformar, armazenar e fornecer dados para os usuários conforme necessário.
PRÓS
- Consolidar dados em um único local protege sua integridade
- A latência é muito baixa
- Os dados podem ser acessados e gerenciados independentemente do status do sistema de origem
CONTRAS
- Construir um novo sistema para armazenar e processar dados aumenta os custos de implementação e manutenção
- Pode haver alguns problemas de latência à medida que os dados são transferidos para o sistema a partir de diferentes fontes, o que significa que o acesso a dados em tempo real não é possível
Se sua empresa tem os recursos financeiros e humanos para suportar os altos custos de data warehousing e a necessidade de realizar tarefas complexas de análise de dados, esse tipo de integração de dados pode funcionar para você.
5. Integração de Dados via Middleware
Assim como a integração manual de dados, a middleware é basicamente o que o nome sugere. A integração de dados via middleware depende de uma ferramenta de terceiros que atua como uma camada técnica entre (ou no meio de) seu sistema operacional e as aplicações para formatar e validar os dados enquanto eles se movem entre sistemas.
As soluções de integração via middleware vêm em várias formas, algumas exigindo expertise técnica e outras que são intuitivas e fáceis de usar, independentemente do nível de habilidade.
PRÓS
- Automatizada ou parcialmente automatizada, permitindo que desenvolvedores se concentrem nas aplicações sem se preocupar com conectividade
- Cria uniformidade no nível da interface para uma melhor supervisão e insights
- Algumas opções vêm com monitoramento ou manutenção integrada
CONTRAS
- Você ainda pode precisar de desenvolvedores para garantir que as ferramentas estejam configuradas corretamente
- O software middleware vem com custos contínuos de licença e manutenção
Se você tem várias aplicações diferentes ou dados em vários formatos que precisam ser conectados, a integração via middleware pode ser uma boa escolha, especialmente quando você precisa de algo mais automatizado do que o código personalizado.
Pronto para começar? Agora que você conhece os diferentes tipos de integração de dados, você pode determinar qual técnica é a melhor para seu projeto de transformação digital. Se você precisar de mais ajuda para entender a melhor opção para sua organização, agende uma demonstração com a nossa equipe para aprender mais sobre como o Digibee iPaaS pode simplificar a integração de dados e sistemas na sua organização.