As soluções tecnológicas do passado foram construídas com a ideia de que deveriam durar uma vida inteira. Esperava-se que os investimentos em um novo sistema ou arquitetura tecnológica trouxessem retornos por muitos anos.
Mas o mundo muda – e rapidamente. A ideia de ter uma tecnologia quase permanente e definitiva é um sonho distante. Empresas que acreditaram nisso agora dependem de arquiteturas monolíticas, complexas e acopladas, onde simplesmente mudar uma peça pode derrubar todo o sistema. A modernização dos sistemas legados está se tornando rapidamente uma prioridade para muitas organizações.
Transferir dados e informações entre esses sistemas isolados é desafiador e demorado. Negócios que dependem dessas soluções envelhecidas agora estão em uma desvantagem acentuada em comparação com concorrentes que têm uma infraestrutura mais flexível. Eles são vítimas do bloqueio tecnológico.
>> Agende uma demonstração personalizada com nossa equipe de especialistas e veja como o iPaaS da Digibee trará eficiência para o seu negócio.
O que é o Bloqueio Tecnológico?
Existem vários fatores que contribuem para o bloqueio tecnológico.
- A incapacidade de acompanhar e assimilar os desenvolvimentos tecnológicos
- Dependência de soluções que não podem se comunicar com outras plataformas
- Medo de novas soluções e das formas de aprisionamento que elas podem trazer
A falta de disposição – ou capacidade – de adotar novas tecnologias pode impactar diretamente e negativamente a habilidade de uma organização competir em um mercado em constante mudança. Vítimas do bloqueio tecnológico se veem forçadas a escolher entre abordagens de modernização de sistemas legados e uma dívida tecnológica em rápida espiral enquanto tentam acompanhar concorrentes mais ágeis.
Mas o bloqueio tecnológico ou de fornecedor é evitável?
Algumas empresas, buscando evitar os perigos do bloqueio tecnológico, estão resistindo à ideia de se comprometer com um único provedor de nuvem. Mas para construir uma solução completamente agnóstica à nuvem, elas acabam dependendo de uma série de soluções que, no final, causam um bloqueio interno e aumentam os custos astronomicamente.
Uma futura mudança para uma solução diferente significaria reescrever recursos dependentes das escolhas atuais de nuvem – mas não escolher uma solução poderia significar uma revisão imediata dessas capacidades. As empresas são forçadas a escolher entre o bloqueio imediato de fornecedor ou o potencial de trabalho adicional, atrasos e riscos de segurança.
Liberdade da Mentalidade de Bloqueio
A ascensão de arquiteturas mais flexíveis e microserviços destaca uma mudança na mentalidade das empresas – e essa mudança de paradigma pode liberar as empresas das limitações do bloqueio tecnológico.
O segredo não é escolher entre sistemas críticos para os negócios (mas desatualizados) e soluções novas e atraentes, mas abraçar a modernização de sistemas legados utilizando soluções de arquitetura flexível que não exijam a destruição das soluções antigas. A capacidade de implantar novos aplicativos ao lado dos sistemas legados significa que o bloqueio deixa de ser um problema, e as empresas podem estender e aproveitar investimentos já feitos em sistemas legados. A única escolha com a qual os tomadores de decisão se deparam é qual ferramenta oferece o melhor valor.
Para que essa abordagem tenha sucesso, sua arquitetura tecnológica deve ser capaz de garantir que dados essenciais para as suas operações diárias sejam transportados sem barreiras ou danos à sua integridade entre diferentes ambientes. E, nesse cenário, escolher uma plataforma especializada construída especificamente para esse fim será mais barato e mais rápido do que comprometer recursos para desenvolver soluções internas.
As empresas precisam deixar para trás o medo de cair no bloqueio tecnológico e priorizar o uso das melhores soluções disponíveis que atendam às suas necessidades naquele momento. Construir uma plataforma que não possa se comunicar com outros serviços prejudica a capacidade das empresas de competir e leva à perda de participação no mercado.
iPaaS para Modernizar Sistemas Legados
O processo de integrar sistemas legados críticos para os negócios com novas soluções tecnológicas não está sem desafios e riscos. Escolher e implementar uma solução de integração pode:
- Envolver um investimento inicial significativo
- Sobrecarregar equipes de TI já sobrecarregadas
- Desestabilizar as operações comerciais regulares
- Aumentar o risco de perda de dados
- Adicionar meses ou anos aos planos de transformação digital
Muitas soluções de integração exigem grandes investimentos de tempo e recursos para ter sucesso – tanto durante a implementação quanto no uso contínuo e manutenção. E 98% das empresas relatam precisar reconstruir integrações chave no ano passado.
Uma plataforma de integração como serviço (ou iPaaS) para empresas, no entanto, pode ajudar a minimizar riscos, custos e tempo de implementação. Como as conexões podem ser construídas sobre a arquitetura antiga sem substituir as conexões legadas até que os testes sejam concluídos, um iPaaS pode reduzir drasticamente os prazos dos projetos de integração e diminuir os riscos associados à modernização dos sistemas legados.
Descubra a Diferença Digibee
A Forrester Research relata que o iPaaS da Digibee ajuda as empresas a aumentar a eficiência dos desenvolvedores, limitar custos e acelerar o tempo de mercado, oferecendo um retorno sobre investimento de 232% e um período de payback de menos de seis meses. Deixe-nos tornar seus esforços de migração de sistemas legados mais fáceis, sem dor e mais rápidos do que outras soluções de integração.
Para saber mais sobre o que a Digibee pode fazer por você, baixe o Relatório de Impacto Econômico Total da Forrester ou, se preferir, solicite uma demonstração de nossa solução.