April 18, 2023
Se a sua empresa passou por uma transformação digital durante o seu período de atuação e foi uma experiência dolorosa e complicada para todos os envolvidos, temos uma notícia pouco animadora… você deve considerar fazê-la novamente, e quanto antes, melhor.
Essa sugestão não vem de um lugar de schadenfreude digital, mas sim porque muitas empresas deveriam estar considerando uma transformação para a arquitetura composable em prol do seu sucesso a longo prazo, diante de um cenário tecnológico em constante mudança. Neste blog post, nosso objetivo é detalhar os benefícios dessa estratégia, além de oferecer orientações sobre como reduzir a dor, o tempo e os custos desse processo.
Neste momento, a arquitetura composable tem sido um tema quente há vários anos e tem se mostrado muito mais do que uma moda passageira. O Gartner informou, em 2020, que “o Composable Commerce precisa ser adotado para o futuro das aplicações”, e continua a destacar a sua importância. Em Principais tendências tecnológicas de 2023 do Gartner, a composabilidade já é vista como parte integrante do cenário tecnológico.
>> Agende uma demonstração personalizada com nossa equipe de especialistas e veja como o iPaaS da Digibee trará eficiência ao seu negócio.
O que é Arquitetura Composable?
O princípio por trás da arquitetura composable é elegante em sua simplicidade: em vez de operar um grande sistema monolítico, onde tudo é projetado como uma parte integrada de um todo, ela constrói um sistema composto por várias peças modulares menores que podem ser conectadas de forma flexível por meio de integração via APIs.
Para usar uma analogia simples da infância, enquanto o modelo monolítico é como um avião em miniatura — onde todas as peças estão coladas juntas —, o composable é como blocos de montar: você pode criar algo, desmontar e reconstruir à vontade, adicionando ou removendo peças conforme necessário.
A flexibilidade da arquitetura composable torna as atualizações não apenas mais rápidas e fáceis, mas também mais seguras, já que o risco de derrubar todo o sistema é mitigado. Nessa mesma linha, sua natureza descentralizada pode melhorar o desempenho do site, possibilitar maior personalização e até mesmo limitar os impactos de ataques cibernéticos. Um certo nível de conhecimento técnico por parte da empresa é necessário para aproveitar ao máximo toda essa personalização e controle, mas para a empresa certa, ela pode apoiar objetivos de negócios em várias frentes.
3 perguntas para avaliar que a composabilidade se alinha com as necessidades do seu negócio
A transição para uma arquitetura empresarial composable não é uma decisão simples, por isso é essencial avaliar os benefícios envolvidos e garantir que ela se alinhe aos seus objetivos e desafios específicos de negócios.
Abaixo, destacamos três perguntas fundamentais para determinar o quanto a arquitetura composable pode atender às necessidades do seu negócio:
1. Qual a importância da adoção rápida de novas tendências e tecnologias?
Sistemas composable oferecem uma vantagem significativa na rápida adoção de tecnologias emergentes. Se você compete em um mercado onde isso é essencial, os custos iniciais de transição para uma abordagem composable serão rapidamente compensados pela economia e pela vantagem competitiva de alcançar seus clientes mais rapidamente.
Outro fator importante é que equipes de TI sobrecarregadas precisam de uma maneira mais eficiente de entregar produtos e serviços digitais no ritmo exigido pelo negócio. Mesmo que sua taxa de adoção de novas tecnologias não esteja na “vanguarda”, suas equipes internas podem estar enfrentando cargas de trabalho intensas ou correndo o risco de acumular uma dívida técnica significativa ao tentar manter um sistema monolítico funcionando a longo prazo.
2. Qual a importância de ter sistemas de ponta ou altamente personalizados/únicos?
Mesmo empresas que não precisam acompanhar todas as novas tendências podem encontrar grandes benefícios no nível de personalização e controle oferecido pela composabilidade, especialmente aquelas que operam em mercados muito grandes ou nichados:
Empresas XXL: Ao realizar tarefas em grande escala, pequenos ganhos se multiplicam rapidamente. A capacidade de refinar sistemas e escolher serviços de ponta pode ser medida em frações de centavos ou segundos individualmente, mas, em escala, essas melhorias geram economias significativas de tempo e dinheiro.
Empresas de Nicho: Para empresas que atuam em nichos específicos, pode simplesmente não haver soluções prontas disponíveis que atendam aos seus fluxos de trabalho e requisitos. Nesses casos, a capacidade de montar sistemas sob medida torna-se uma escolha mais econômica do que adaptar produtos existentes que não se encaixam perfeitamente.
3. Qual a importância da velocidade de carregamento e da escalabilidade do seu site?
Em negócios de comércio digital, como varejo ou eventos, uma velocidade de carregamento lenta ou falta de escalabilidade pode causar grandes dores de cabeça e até perda de receita em momentos de pico.
Esse é um ponto problemático dos sistemas monolíticos, que dependem do servidor para buscar informações de produtos e clientes e, em seguida, renderizá-las para o cliente. Em períodos de pico, com muitos usuários simultaneamente tentando visualizar e comprar produtos, essa exigência cria um gargalo, fazendo o site ficar lento ou até mesmo retornar erros de conexão.
O commerce composable permite uma mudança fundamental em como um site serve informações ao cliente. Em vez de aguardar o servidor buscar tudo, cada peça de informação necessária é fornecida em paralelo pelo respectivo componente. Além disso, como os componentes são construídos para serem reutilizáveis, eles podem ser armazenados em cache, permitindo que solicitações subsequentes sejam atendidas quase instantaneamente. No artigo Composable Architecture is the Next Big Thing for Websitesa Forbes relatou que “a maioria dos sites composable testados na ferramenta PageSpeed do Google alcança notas de 98 a 100 (de 100) em desempenho, o que tem um impacto direto no SEO.”
Estamos mudando para a arquitetura de headless commerce, isso já é o suficiente… certo?
A arquitetura headless commerce é uma escolha fantástica. Separar o front-end do back-end no seu sistema proporciona a oportunidade de integrar experiências de usuário com muito mais liberdade de UX. Dito isso, empresas que adotam apenas soluções headless commerce ainda podem enfrentar alguns dos desafios associados aos sistemas monolíticos. Isso ocorre porque não há uma estrutura específica que o back-end deva seguir, permitindo que ele ainda opere como uma unidade fixa.
A boa notícia é que a questão “composable commerce vs headless” não é uma escolha binária de ou/ou que a empresa precisa tomar e manter para sempre. Um sistema composable com front-end utiliza a arquitetura headless commerce, mas leva o conceito um passo adiante, apoiando-se em múltiplas plataformas e microsserviços no back-end para torná-lo igualmente modular. Dessa forma, mesmo que sua empresa adote apenas headless commerce agora, isso ainda é um avanço na direção certa, e o front-end provavelmente poderá ser utilizado em um futuro sistema composable.
Comece sua transição para arquitetura composable com Digibee
Na Digibee, somos apaixonados pelos benefícios que a composabilidade pode trazer para muitas empresas. Entendemos que, para extrair o máximo desse sistema, todas as integrações precisam ser tão modulares e reutilizáveis quanto os próprios serviços e plataformas.
Nossa abordagem iPaaS prioriza esses fatores de várias maneiras, como o uso das Digibee Capsules; componentes totalmente personalizáveis de lógica de negócios que você pode construir uma vez e reutilizar ou adaptar conforme necessário.
Também reconhecemos o quanto uma integração inteligente é fundamental para conectar seus sistemas de comércio digital durante a transição de um sistema monolítico ou headless commerce para um sistema completamente composable. A Digibee convive com sistemas legados para acelerar a adoção de aplicações digitais sem interrupções para o negócio.
Se você deseja entender como a Digibee pode ajudar sua organização a evoluir para um ambiente de TI modular, teremos o prazer de mostrar como. Agende uma demonstração personalizada com o nosso time agora mesmo!