A Pesquisa de Integração Corporativa da Digibee, realizada no início deste ano, compilou informações e opiniões de mais de 1.000 CTOs, CIOs, arquitetos de sistemas e desenvolvedores web da América do Norte.
Os dados da pesquisa fornecem informações valiosas sobre o estado da integração em diversas indústrias. Neste post do blog, exploramos alguns dos insights encontrados no sub-relatório de Varejo e Comércio Eletrônico que publicamos.
Uma visão bastante interessante é o “porquê” por trás da integração corporativa. Com base nas respostas dos varejistas, os objetivos de maior valor para a classificação de integração são:
- Melhorar o tempo de mercado
- Migrar para/atualizar para a nuvem, transformação digital
- Ativar automação e IA
Esses três objetivos têm uma mensagem comum: investimentos proativos em inovação para melhorar a competitividade. É claro que os varejistas não podem se dar ao luxo de ser complacentes no cenário atual em constante mudança. Embora a integração nunca tenha sido tradicionalmente vista como uma tecnologia estratégica, as lideranças mais visionárias reconhecem como a integração pode permitir uma inovação mais ágil. Este insight é refletido nesses objetivos.
>> Reserve uma demonstração personalizada com a equipe da Digibee e veja como o iPaaS pode aumentar a eficiência no seu negócio.
1. Melhorar o tempo de mercado
Quase 35% dos entrevistados classificam o tempo de mercado como o principal objetivo de integração corporativa no setor de varejo. Isso faz sentido, considerando os benefícios de negócios significativos, como maior participação de mercado, aumento da receita e uma vantagem competitiva relevante.
Quando um varejista consegue reduzir o tempo de mercado, o negócio é recompensado com mais dias de vendas. Especialmente no comércio eletrônico, onde os consumidores esperam encontrar os produtos mais atualizados a qualquer momento. Quando isso não acontece, é fácil para o próximo concorrente assumir a frente.
Mas ser o primeiro no mercado é apenas metade da batalha. O produto ou serviço entregue aos seus clientes também é essencial. A análise de dados precisa – especialmente dados em tempo real – é fundamental para entender e até superar as expectativas dos clientes. 70% de participação de mercado pode ser alcançado quando um varejista é o primeiro a oferecer um novo produto.
Melhorar o tempo de mercado no varejo também traz maior eficiência em toda a organização. Isso inclui cadeias de suprimento otimizadas, análise de dados em tempo real e integração de comércio eletrônico com outros sistemas e aplicativos. Uma transformação digital no varejo é essencial para todos esses avanços, e a integração corporativa é a base para construir essa transformação.
Sem um ambiente de integração adequado, os varejistas não têm visibilidade do que está funcionando, onde há necessidade de melhorias ou ações para otimizar a experiência do cliente.
2. Transformação para a Nuvem e Digital
O segundo objetivo na lista de integração dos varejistas é a transformação para a nuvem e digital.
Dada a velocidade de inovação no varejo, esse resultado não é surpreendente. Nos últimos anos, vimos a rápida adoção de tecnologias como compras digitais, compras automatizadas e melhorias nos sistemas de gerenciamento de inventário. A transformação digital – e especialmente a nuvem – possibilitou todos esses avanços.
Hoje, o mercado de nuvem no varejo na América do Norte deverá crescer a uma taxa impressionante de CAGR de 4,56%, para uma avaliação de US$ 109,98 bilhões de 2023 a 2030.
Com tantas opções, não é surpresa que as empresas estejam se aventurando na transformação digital no varejo, com a maioria com o objetivo de desenvolver a experiência do cliente (CX) e oferecer um serviço omnichannel, que é um padrão para a maioria dos varejistas.
Para evoluir, os varejistas estão investindo em tecnologias compostáveis para adaptar suas pilhas tecnológicas, uma tendência crescente no mercado.
A integração corporativa conecta o antigo ao novo, unindo todos os diferentes sistemas e aplicativos na pilha de varejo, apoiando a agilidade e a flexibilidade em um setor em constante mudança.
3. Ativar Automação e IA
Os varejistas classificam automação e IA como o terceiro objetivo em sua lista de metas de integração, uma evolução natural, já que as iniciativas de transformação digital e nuvem estão em andamento.
A prioridade da IA se reflete nos números globais do mercado de varejo, onde o mercado de IA deverá atingir cerca de US$ 45,74 bilhões até 2032, crescendo a um CAGR estimado de 18,45% de 2023 a 2032.
Quando se considera o volume de dados gerados pelo comércio eletrônico digital, a automação e a IA tornam-se imperativas. Com IA, os varejistas podem organizar e examinar dados em tempo real de várias fontes (dados de comércio eletrônico, sistemas ERP de varejo, mercados e clientes).
Os resultados falam por si. Insights de dados que ajudam na previsão de demanda, melhoram o gerenciamento de inventário, detectam mudanças precoces nos comportamentos de mercado e consumidores, e, como todas as interações se conectam ao CX, otimizam as interações com os clientes em tempo real.
A IA está ajudando os varejistas com sistemas interativos que simplificam a comunicação com os clientes durante a jornada de compra, melhorando a qualidade e o engajamento do cliente.
O acesso em tempo real ao perfil preciso do cliente, histórico de pedidos, chatbots de negociações eletrônicas e rastreamento de ativos são apenas alguns exemplos de como a IA melhora a experiência do cliente.
A IA também permite uma automação mais inteligente, trazendo benefícios significativos em toda a operação de varejo, liberando os trabalhadores de tarefas mundanas enquanto aumenta a precisão e a velocidade.
Alcance seus objetivos de negócios com o iPaaS da Digibee
A tecnologia de integração nativa de código baixo e nuvem da Digibee (iPaaS) permite que você conecte sua infraestrutura de TI para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de transformação digital.
Baixe sua cópia gratuita do Relatório Digibee State of Enterprise Integration para Varejo hoje para um mergulho profundo em todos os dados. Veja como seus colegas estão progredindo e explore tendências e observações essenciais para sua estratégia de integração.