30 dias
Para implementação de novo modelo de negócios de comércio eletrônico
50,000 transações
Manipulação habilitada de até 50,000 transações diárias
30,000 logins
Interface desenvolvida capaz de lidar com mais de 30,000 logins diários no site
Um dos dez maiores varejistas internacionais de alimentos pretendia expandir as operações on-line no mercado brasileiro. Ela queria juntar o digital a uma presença física de 800 lojas e 100,000 funcionários regionalizados.
O Desafio
Para alcançar uma operação econômica e sem impacto negativo para o cliente, o varejista precisava fazer parceria com dois fornecedores – um para logística e outro para integração das diversas tecnologias. Para este último, buscaram uma parceria com a Digibee. Alcançar a meta de melhorar os serviços de entrega e atendimento envolveu um conjunto complexo de desafios de integração.
Os principais desafios eram:
- Conectividade entre sistemas novos e legados;
- Otimização de dados – lidar com novos dados e garantir que os dados antigos não sejam perdidos e permaneçam visíveis para o cliente;
- Acessibilidade do cliente ao histórico de pedidos para todas as transações – novas e antigas;
- A entrega precisava ser feita em pouco mais de 30 dias.
O Objetivo
Para manter as vendas e permanecer competitiva, a empresa pretendia fazer parceria com um fornecedor terceirizado de entrega de alimentos, exigindo integrações eficazes que a Digibee forneceria. Os objetivos do projeto incluíam:
- Implementação de uma plataforma de comércio eletrônico totalmente funcional e integrada
- Criação de novos workflows conectando perfeitamente os ciclos de vida do produto e do cliente com sistemas externos.
O Plano
Fase 1 – Solução Front-end
A implementação envolveu duas fases principais. A primeira fase foi o desenvolvimento front-end, construindo a visão dos clientes no site. Ela foi construída com a funcionalidade em mente, contabilizando o processo de checkout, a visibilidade do pedido do cliente e a oportunidade de acompanhamento.
A implementação da plataforma precisava garantir que os clientes veriam os novos pedidos, mas ainda teriam acesso ao histórico de pedidos anteriores. Isso significou diferentes solicitações de API, diferentes sistemas e diferentes conjuntos de dados. Pipelines do Digibee foram criados para transformar facilmente dados de pedidos de duas listas separadas – antiga e nova – em uma tabela de dados, preservando uma visão abrangente do histórico de pedidos para o cliente. Pipelines entre aplicativos e conjuntos de dados também permitiram o rastreamento de pedidos no site, tornando o portal um balcão único e eficaz para os clientes.
Fase 2 – Solução de back-end
Depois que um cliente faz um pedido, integrações de sistema suaves no back-end são implementadas entre o varejista, a Digibee e o fornecedor de logística na plataforma eiPass. O faturamento era uma parte complexa disso. Era obrigatório que o faturamento ficasse no ERP do varejista, porém esse ERP específico foi construído para integração com outra plataforma. Para manter a promessa da Digibee – zero alterações nas aplicações principais – eles se integraram com sucesso dentro do prazo, apesar dos desafios de conectividade.
O pedido fluiu perfeitamente, refletindo com precisão o fornecimento e monitorando adequadamente o atendimento. Conectores e pipelines da Digibee tornaram isso possível.
O Resultado
O prazo foi cumprido e o varejista administra com sucesso uma vitrine on-line integrada aos seus sistemas legados e ao novo fornecedor de logística, tudo por meio do iPaaS da Digibee.
Outros resultados importantes do projeto:
- Novo modelo de negócios de comércio eletrônico implementado em 30 dias
- Projeto entregue sem alterações em seus aplicativos legados
- Fluxos transacionais bem-sucedidos lidando com mais de 50,000 pedidos diários
- Desenvolvimento de uma interface front-end capaz de mais de 30,000 logins por dia para o site
>> Agende uma demonstração personalizada com nossa equipe de especialistas e veja como o iPaaS da Digibee trará eficiência ao seu negócio.